SEMANA MUNDIAL PELO RESPEITO AO NASCIMENTO - EU APÓIO!!


Esta semana um montão de mamíferas e órgãos em prol da vida e nascimento mamíferos estão plugados para falar sobre gravidez, nascimento e maternagem de uma maneira simples, porque o nascimento e a vida SÃO simples, basta ouvir a voz do coração e o seu instinto.
Informação, participação, questionamento, amor, carinho e dedicação fazem parte de uma maternidade ativa, empoderada e feliz!!!
Em várias cidades do Brasil acontecem exposições fotográficas, e aqui no Rio acontece na
Livraria Largo das Letras – de 12 a 17 de maio , no Largo dos Guimarães, no bairro de Santa Tereza, aqui pertinho de casa. Amanhã irei conferir!!!
E vamo que vamo!!

*"Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2009:a gente apóia essa idéia!
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS
Por uma nova forma de gestar, parir e nascer!
De 11 a 17 de maio diversos países estarão comemorando a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN). Para marcar a data no Brasil, a Rede Parto do Princípio (www.partodoprincipio.com.br) realiza uma exposição nacional com fotos em preto e branco de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos. A exposição acontece simultaneamente em várias cidades do país e tem como objetivo incentivar o vínculo afetivo entre mãe e filho, a amamentação na primeira hora de vida e o parto humanizado. Em alguns municípios a exposição começa mais cedo, em comemoração ao Dia das Mães ou estende-se por mais tempo. (Confira abaixo a relação de locais e datas).
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (www.smar.info ), iniciativa da Associação Francófona pelo Parto Respeitoso ("Alliance Francophone pour l'Accouchement Respecté" - www.afar.info) é celebrada anualmente, desde 2004, durante o mês de maio em diversos países.Este ano, a campanha aborda O aumento da taxa de cesarianas no mundo com o slogan Diga não à cesárea desnecessária!
A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta hoje com mais de 300 pessoas trabalhando voluntariamente, em 16 estados e no Distrito Federal, na divulgação dos benefícios do parto ativo.
Para a Parto do Princípio, a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento é uma ocasião para reafirmar publicamente que a reprodução humana é um fato social em primeiro lugar; que a mudança é possível e que nunca é tarde para que os profissionais e os estabelecimentos médicos revejam suas práticas.
Para a realização da Exposição, a Rede contou com o apoio do Guia do Bebê (www.guiadobebe.com.br).
Os riscos da cesariana
No Brasil, 79,7% dos partos no setor privado1 são cesarianas, em sua maioria eletivas – realizadas antes do trabalho de parto – o que claramente revela o desconhecimento da população acerca dos riscos intrínsecos à realização desta cirurgia.
Mesmo no setor público, as taxas 27,5% de cesariana atingem praticamente o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15%. Entretanto, este excesso de cirurgias cesarianas não reflete em melhores resultados maternos e neonatais, visto que o Brasil, desde a inclusão da “cultura da cesárea” não apresenta redução nos seus altos índices de mortalidade materna (75 mulheres a cada 100 mil nascido vivos), segundo a conceituação da OMS (que aceita um índice de 20 mortes maternas a cada 100 mil nascidos vivos).
É necessário que a sociedade se mobilize divulgando ações e disseminando informações acerca deste tema, para que nossas mulheres e crianças não sejam submetidas a riscos aumentados – na maioria das vezes, desnecessários – em um momento que deveria ser de tranquilidade, intimidade e segurança.
ALGUNS RISCOS DA CESARIANA
Para a Mãe
- Maior risco de Morte Materna em decorrência da cirurgia (2,8% maior na cesariana eletiva quando comparada ao parto vaginal)
- Maior risco de Histerectomia – retirada dos órgãos reprodutivos
- Maior probabilidade de Internação Prolongada
- Maior chance de desenvolver Infecção
- Risco aumentado de Depressão Pós-Parto
- Dor generalizada ou no local da cirurgia
- Risco de criação de Coágulos Sanguíneos e Trombose
- Corte Cirúrgico Acidental em outros órgãos
- Obstrução Intestinal


Para o Bebê
- Contato Tardio com a mãe
- Corte Cirúrgico acidental
- Maior probabilidade de Fracasso no Aleitamento Materno
- Maior dificuldade para estabelecer o Vínculo Afetivo
- Desconforto Respiratório por iatrogenia – interferência médica no processo natural
- Maior possibilidade de desenvolver Asma

Para Gestações Futuras
- Aumento das taxas de Infertilidade
- Maior possibilidade de Gravidez Ectópica
- Maior possibilidade de Placenta Prévia
- Riscos aumentados de Ruptura Uterina
- Dor abdominal decorrente de Aderências – outros órgãos aderem à cicatriz cirúrgica
- Descolamento Prematuro de placenta"

* Texto retirado do site www.partodoprincipio.com.br


Nenhum comentário: