Mamãe eu quero mamá

Dia 12 de março, quinta-feira. Dandara acordou no seu berço, chamou mamãe, Edu foi lá e ela disse: não, qué mamãe! Ele a pegou, trouxe pra nossa cama como de costume, e ela não pediu mamá. Brincamos os três, a maior delícia da manhã, acordar cheia de vida e de energia pra enfrentar a labuta.
Dia 13 de março, sexta-feira. Dandara acordou, ficou quietinha, eu ouvi de longe que ela estava acordadinha. Fui lá ver. Eu cheguei, ela disse bom dia mamãe, e veio no colinho. Brincamos as duas na cama, enquanto Edu fazia abdominal. Não pediu mamá. Á tarde, tínhamos o vôo pra SP. Não pediu pra mamá.
Dia 14 de março, sábado. Estávamos na casa da vovó Ana, e Dan super espoltinha como sempre, morrendo de sono e não dormia. E então eu ofereci o peito, ela pegou 2 segundos cada mamá, e não dormiu, foi correndo voltar a brincar.}
Dia 15 de março, domingo. Churrasco no tio Marcelo, todos da familiona do papai. Dandara brincou muito, curtiu a prima Analu, voltamos pra casa a noite e não houve se quer um "mamãe, qué mamá... agóia ôto mamá". Dan dormiu o vôo inteiro, chegou em casa embalada e só acordou de manhã.
Dia 16 de março, segunda. Acordamos cedo, semana começando, escolinha às 7:30 pra mamãe ir trabalhar. Não pediu pra mamá. Ficou o dia inteiro na escola. Levou 2 mordidas, não me pareceu abalada, contou quem tinha sido, tudo numa boa.
Dia 17 de março, terça. Manhã pra nos curtirmos, brincamos muito. Dan dormiu por quase 4 horas depois do almoço, passou a hora de ir pra escolinha, e quando acordou não quis ir, chorou e não pediu mamá. Fiquei preocupada com as mordidas, com os machucadinhos que vêm se repetindo. Amanhã temos conversa na escola.
Dia 18 de março, quarta. Dia longo, Dan fica na escolinha o dia todo de novo. Maior saudade, sempre que chego depois de um dia todo ela vem correndo quando chego pra apanhá-la e me abraça, diz "te ama""xaudade". Fez tudo igual, menos pedir pra mamá.
Dia 19 de março, quinta. Ficamos brincando de manhã, adorou o joguinho de opostos, no fim da manhã já estava associando os pares opostos, às vezes se irritava quando não dava certo, mas não pediu mamá. Ela fez cocô 2 vezes e em muita quantidade, tomou banho, almoçou muito bem, escovou os dentinhos e dormiu mais rápido do que de costume. Deitou e dormiu, como quase nunca. E não pediu mamá.
Dandara desmamou. É uma sensação maravilhosa e ao mesmo tempo agoniante. Foi do jetinho que eu acreditava que seria, do jeitinho que ela quis. Hoje comecei a cantar a música que ela adora e canta tão lindamente: mamamamamamãe eu quéio, mamãe eu quéio, mamãe eu quéio mamá, dá a supeta, dá a supeta, dá a supeta pro bebejinho não xôiá", aí ela falou: não qué mamá, mamãe, ôbigada. Foi muito engraçado, e eu me sentindo estranha por dentro, minha bebê é uma menininha. Uma bebê que recebeu muito colo, que foi ninada no colo, que dormiu conosco, que dorme com a gente quando quer, que mamou muuiito, que andou grudada com a mamãe pra cima e pra baixo, que demorou pra aceitar outros alimentos porque só queria mamar, que nunca ficou chorando sem que eu e o papai a acalentasse. Uma menininha espoleta, cheia de saúde e energia, livre, segura dentro do seu mundinho, aprendendo a se socializar, conhecendo outras formas de viver, outras pessoas, outros olhares.
Missão cumprida nesta etapa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Renata,
Aqui é a Adriana, do Japa.
Então, tava no blog das mamíferas e li um comentário seu num post na Ana Sixx. Acabei parando aqui no seu blog lendo seus relatos sobre desmame. Eu tô planejando tentar o desmame do Gabriel nas minhas fperias de julho e tô com um medo danado do drama que imagino vir por aí. Fiquei feliz em saber que a Dandara - pelo que vc narrou, muito parecdida com o Gabriel na relação com o mamar - reagiu bem ao desmame.
E vc? Tá grávida (pelo seu comentário nas mamíferas, parecia que sim)?
Nos vemos em Santa qquer dia desses!
Bjão em ti e na cria!

Rê, Renatinha, Renata Lúcia, Rezinha, Renascida disse...

Oi, Adri!!!!
to não! ainda não! só pro ano que vem!!! É que falo tanto deste bebê, ele já me ronda, que parece mesmo que tôgrávida!!!
E olha, não tenha medo, deixa rolar, confie na relação mãe e filho única e arrebatadora. Vai correr tudo bem!!
Ah! e Dan de vez em quando pede pra mamar! Dá duas bicadinhas e não quer mais, é mais uma brincadeira e um momento de carinho mesmo. E assim vamos indo!