A vida é uma só

A gente nasce e cresce ouvindo sobre vida afetiva, vida profissional, vida familiar e outras vidas pra quem crê em outros mundos e outros tempos de nós mesmos.
Entrei na faculdade, chutei o balde, fui conhecer outro curso, saí de casa, me achei, trabalhei, formei, fiz mestrado, viajei, trabalhei, casei e voltei pro Rio de Janeiro. Eu mesma tinha a sensação de que minha vida tinha dado uma estagnada depois de casada. Parei de trabalhar como agrônoma e comecei a cuidar exclusivamente da minha família. Daí engravidamos, Dandara chegou e eu sentia que era um privilégio estar acompanhando de perto, podendo realizar um sonho de ser só mãe em tempo integral. Mas continuava com a sensação de estagnação. Até que um dia me deu um estalo e senti realmente que nada me faltava. O que poderia vim pela frente era lucro. Se eu voltasse a exercer a minha profissão, ótimo!!! Isso já não definiria minha felicidade!
A vida é uma só!!! Para mim, não existe vida profissional, vida afetiva etc e tantas outras vidas que as pessoas nos cobram, os zodíacos, previsões e mapas astrais enxergam. Está tudo junto e misturado!! Como separar uma coisa da outra? Eu nunca consegui. Até mesmo porque sempre fui tagarela, os colegas de trabalho sabiam da minha vida fora dali e vice-versa. E eu sempre me cobrava para manter um pouco mais de discrição. Mas hoje entendo que nunca consegui porque a nossa vida é uma coisa só. A gente vive. Aí você escolhe seus caminhos. Viver feliz, feliz, feliz!!! O que é isso? Sem hipocrisia nem querendo parecer poliana, eu sou feliz, sim!! Tento construir cada dia de uma vez, viver mais pausadamente, com paciência e esperança. A maternidade me trouxe isso: ser paciente. Ao menos tentar um pouco mais ser paciente. E tenho sentido que as coisas têm andado no tempo certo.
Eu meto os pés pelas mãos, claro. Continuo não tendo medo de arriscar, só que hoje eu conto até 10, ao invés de contar até 3 como antes. Talvez precisasse contar até 1000! Minha mãe que o diga! Preciso de muito tempo ainda para praticar a paciência e a boa convivência com ela, por exemplo. Talvez seja a minha maneira de explodir e o momento que eu queria continuar contando até 3 ou quem sabe nem contar! E a pobre que escuta...
A vida é assim. A minha vida é assim. Eu, Edu e Dandara estamos juntos pro que der e vier, e é uma delícia sentir no final do dia que minha vida não é mais uma só: somos nós três. Porque a vida é uma só mesmo.

2 comentários:

Ana Sixx disse...

Panqueca querida,

O que vc escreve é lindo.
É verdadeiro e forte.
Faça-me a gentileza de não apagar, ok???
Qdo tiver seus surtos de perereca, vai na cozinha pega um pacote de biscoito maria e faz uma cena de cortando os pulsos, até desestressar, hahahaah
Mais não apague.
Vc tira dos outros a possibilidade de ler coisas muito interessantes e reflexiva.
É isso, foi o esporro de volta ao blog, hahhaahahhaahha

Bjs maluquete!
Gosto de vc.

Ana Sixx disse...

Quero mais escritossssssssssssssss!!!!!!!!!!!!

Vc vicia e depois me deixa assim???
Estou tendo crises heim??

bjs